Como fazer uma boa apresentação de slides

25 11 2008

Muitas pessoas têm dúvidas de como elaborar uma apresentação profissional de slides. Seja em um trabalho acadêmico, escolar, ou em uma explanação sobre um novo produto ou tese, é importante transmitir segurança e seriedade.

Porém, a grande maioria das pessoas possuem deficiências, seja na elaboração, seja na explanação do tema.

Digo isto porque os que me conheceram antes de 2003 sabem, eu era uma pessoa extremamente tímida, que mal se ouvia a voz quando conversava. Portanto, gostaria de compartilhar um pouco do que aprendi, e pedir aos leitores que me ensinem suas experiências.

Este não é um manual de uma apresentação perfeita, mas tem por objetivo ensinar às pessoas como fazer uma boa apresentação e deixar uma boa impressão. Por fins didáticos, dividirei em duas partes: confecção e apresentação.

Confecção

Para confecionar slides, há forte dependência quanto aos recursos disponíveis no local onde será feita a apresentação. É preciso saber se o local possui retroprojetor ou datashow, caso tenha datashow deve-se levantar se haverá um notebook ou pc no local ou se deve ser levado. Caso o local possua o computador, é importante saber quais softwares estão instalados e quais dispositivos de mídia são suportados. A princípio parece muito, mas estes são os requisitos básicos para começarmos a fazer os slides.

O segundo passo é escolher um software apropriado para fazer as apresentações. Eu aconselho o uso do Microsoft Powerpoint ou do OpenOffice Impress, ambos equivalentes e com muitos recursos, independente se as apresentações serão em datashow ou retroprojetor.

Linhas gerais

Aqui explicarei o que deve ser colocado na sua apresentação, aspectos de disposição e conteúdo, independente dos recursos disponíveis. Após explicarei as peculiaridades do uso de datashow e de retroprojetor.

No slide inicial, é importante colocar o tema da apresentação, bem como os apresentadores e quando o caso, o orientador/professor.

O corpo da apresentação deve possuir prioritariamente tópicos, no máximo alguma citação de algum trecho com os respectivos créditos. Slides com muito texto além de não chamarem a atenção ainda possuem uma estética deselegante.

Os tópicos devem ser palavras chave, o conteúdo deve estar  na cabeça do apresentador. Tenha no slide um guia, para que não se perca o foco e seja seguida uma linha lógica, com início, meio e fim.

Na elaboração, seja criativo. Procure colocar exemplos cotidianos, com humor ou embasamento técnico, conforme o caso. Imagens podem ser bastante interessantes.

É interessante também não mesclar assuntos disjuntos em um mesmo slide. A não ser que um assunto seja muito curto, não se deve abordar diversos temas no mesmo slide pois há um excesso de informação ao público, o que pode gerar confusão.

Sempre faça um desfecho. Imagine a história: era uma vez um menino muito alegre e feliz. Ele jogava bola e soltava pipa nas férias, quando aconteceu algo que o espantou bastante. Fim! Seria muito ruim isto, é o mesno que acontece em uma apresentação sem desfecho.

Quando for o caso, coloque agradecimentos ao fim da apresentação, uma fase filosófica reflexiva, e sempre coloque o slide de fim com o agradecimento ao público.

Retroprojetor

Caso esteja disponível somente retroprojetor, lembre-se que você terá que comprar as transparências e imprimí-las, ou imprimir em papel comum e xerocar nas transparências.

É importante saber que quando for xerocar para imprimir, faça os slides em preto e branco para que não haja surpresas, como o slide ficar todo preto. Nestes casos também não é aconselhável colocar figuras, porque em geral elas se tornam borrões indecifráveis. Mesmo que fiquem compreensíveis, os gráficos e figuras devem ser usados com moderação para não deixar muito carregado.

Caso você vá imprimir ou tirar cópias coloridas, utilize de cores leves, sem muitos detalhes. Use duas cores, e no máximo um degradê em uma delas. Usar um arco-iris nos slides contribui negativamente para a estética e principalmente a seriedade do que será explanado.

Ao utilizar os programas Impress e Powerpoint, tenha certeza de que está trabalhando com a página na orientação retrato. Os retroprojetores (que conheço) só trabalham com este tipo de orientação, se você trabalhar em paisagem poderá ter problemas na hora da apresentação.

Por motivos financeiros, pode-se optar por deixar de fazer ou o slide de início ou o de fim (desde que tenha um desfecho explícito).

É interessante, sempre que pertinente, citar as fontes bibliográficas e exibí-las ao fim.

Datashow

Quando se pode utilizar o recurso de datashow, há uma maior versatilidade e dinamicidade na apresentação. No entanto, deve-se evitar excesos de efeitos de transição de slides, bem como animações na montagem dos slides e sons durante as transições. Muitas pessoas preferem utilizar o formato PDF, que não sofre deformações quanto à formatação e é mais leve, mas no entanto não permite o uso de animações.

Para confeccionar os slides nos softwares mencionados anteriormente, procure usar padrões de formatação, preferencialmente com o uso de layouts prontos. Para aplicar determinado layout, basta clicar com o botão direito no layout desejado e selecionar o que mais se adequa. Pode-se també aplicar um tema à apresentação, e nestes casos o uso de layouts para elaboração é extremamente importante, pois faz com que quaisquer alterações de temas mantenham os slides alinhados e configurados.

É claro que para um exemplo ou algo pertinente que atraia a atenção do público, é tolerável o uso de multimídia e animações, inclusive sons quando houver dispositivo de reprodução de áudio compatível com o tamanho do local. Se não for possível que o som seja audível em todo o recinto, para todos os participantes, é recomendável descartar seu uso.

Aqui ainda vale a dica de não abusar nas cores. O excesso confere um ar de informalidade, deixa visualmente muito carregado. Isso bem como o uso de figuras, gráficos e recursos multimídia em excesso. Recomenda-se 1 figura por slide, no máximo duas quando quer se traçar um comparativo.

É recomendável elaborar citações de fontes na elaboração dos slides e ao fim, após o agradecimento (quando houver) e antes do fim, colocar as referências bibliográficas.

Apresentação

Independente dos recursos, a apresentação está intimamente ligada com o grau de inibição do apresentador, o quanto este domina o conteúdo apresentado, o público, os recursos e o local.

Um bom palestrante sempre prepara suas palestras com antecedência, simula a melhor forma de apresentar, estima o tempo de apresentação, e tem controle sobre qualquer imprevisto. Está pelo menos 15 minutos antes para preparar e garantir que tudo correrá conforme o planejado.

Um aspecto importante é conseguir ser ouvido em todo recinto (mesmo quando não há microfone), dar entonação correta (evitando falar monotonamente), e ser contagiante, buscando despertar a atenção de quem está presenciando. Uma dica de ouro: você sabe o conteúdo que irá apresenetar, mas poucos ou ninguém dos ouvintes terá domínio do mesmo. Então, quando esquecer algo, nunca fale “e outra coisa, como é mesmo?”, “eh… esqueci!”, ou “é assimn, eu acho”. Quando possível não fale, se estiver no slide apenas leia o tópico, como se fosse algo sem importância, e prossiga. A segurança no que se fala é a chave, quando se transmite segurança no que fala, se conquista os avaliadores.

Estar apresentável é crucial para o respeito. Se o tema é sério, ir de bermudão e havaianas será totalmente incoerente. Portanto, é bom se atentar a este detalhe: coerencia!

É importante observar o público em toda sua extensão durante a apresentação, e não somente a comissão julgadora. É muito comum em apresentações o palestrante olhar somente para quem avalia, como se não houvesse platéia. Isso além de tirar o interesse dos ouvintes, ainda causa desconforto ao avaliador. O importante é agir naturalmente.

Procure gesticular, explicar exemplos, fazê-los quando for o caso, evitar parar de falar para tomar parte do raciocínio. Deve-se evitar ações de nervosismo, como ficar apertando as mãos, tremer, gaguejar… é difícil, mas lembre-se: você é o dono da apresentaçao, e geralente as pessoas para as quais você irá apresentar são suas conhecidas, portanto não há motivos para nervosismo.

Uma coisa muito importante: evite usar gírias e jargões, procure ser culto na fala, sem no entanto ser rebuscado. A chave é falar corretamente de forma simples, que permita a todos no recinto compreenderem sem ambiquidade o que foi dito.

Conclusão

Com estas dicas, não garanto que sua apresentação será a melhor, mas posso afirmar que terá um padrão bastante alto. Muitas das dicas aqui apresentadas não são exclusivas a trabalho, mas podem ser usadas na vida.

O grande segredo deste artigo é a organização, caso seja organizado mais da metade dos itens aqui citados serão facilmente implementados, caso já não foram.

Por fim, reitero que não sou detentor da verdade, portanto peço a meus leitores que, caso observem algum equívoco ou possuam alguma outra dica, favor compartilhar!

Exemplo de apresentação (pdf)

Exemplo de apresentação (ppt)

About these ads

Ações

Informação

22 respostas

11 04 2009
Simao

Se alguém necessita de modelos, veja:

Modelos para o BrOffice Impress no QueBarato
http://www.quebarato.com.br/classificados/modelos-para-o-broffice-impress__4442332.html

Até +

5 06 2009
daniel

não enconteri o que eu quiria;mas esse site é muito bom…

28 10 2009
elastico

o site e bom mas eu gostaria de saber passo-a-passo de como fazer slide

28 10 2009
Diego Takashi Sato

Boa tarde,
deixe seu contato que buscarei te ajudar!

17 11 2009
Bianca

Olá,
se possivel vc poderia colocar um exemplo
de Slide.
obg!

17 11 2009
Diego Takashi Sato

Boa tarde Bianca,
Adicionei um exemplo de apresentação, com diversos comentários ao longo dela, nos formatos pdf e ppt (do powerpoint), ao final do tópico.
Outras sugestões serão de grande valia.
Agradeço!

7 04 2011
Laisa

Parabéns pelo artigo. Me ajudou muito!

23 05 2011
THAÍS \o/

Que máximo! Amei as dicas! Enquanto lia, pensava em ficar olhando só para o meu professor, afinal, ninguém da sala se interessaria pelo assunto mesmo. Mas no tópico da apresentação vc me fez ficar com a cara no chão! HAHAHA

28 05 2011
Brenda Justinha

Olha muitoooo obrigada msm! vsê me ajudou muito!

4 06 2011
Tammy S.

Olha muiito obrigada! Me ajudou bastante
Adoreei !!!

15 06 2011
bianca

nossa como não sabia disso

15 06 2011
bianca

nossa como não sabia disso tanki iu agora vou faser meu tabalo pefeito agora letis gou

28 09 2011
Iara

Agradeço as dicas, as alterações para norma de apresentação de slide academico mudou , estava com as informações atrasadas. Obrigado.

25 10 2011
vanessa

eu adorei as intruçoes

5 12 2011
José Alves

COMO MESCLAR UMA APRESENTAÇÃO DE SLIDES COM PAISAGEM E RETRATO PELO MEIO DO PROJETO?

5 12 2011
Diego Takashi Sato

Não sei como fazer isso…
Até onde me lembro, não é possível mudar a orientação de um slide, ou muda de todos ou não muda! Mas nunca necessitei usar este recurso, então, pode ser possível e eu não conheço como!

6 06 2012
Joeli Viana

Boa Tarde, realmente gostei das explicações, mas gostaria se possível que me enviassem como confeccionar os slaides.
Tenho que procurar profissionais do ramo ou eu mesmo dou conta de elaborar.

11 06 2012
amanda

gostaria de saber como se faz slaides presciso fazer mais ñ sei

15 09 2012
bel soares

tipo num tenti nada

20 09 2012
Marcelio Donizete Montini

Gostei muito das dicas e espero que elas me auxiliem na apresentação que terei de fazer na faculdade.

4 09 2013
Tayrlan

Muito obrigado pelas dicas! foram de grande valia.

16 09 2013
Cecília Schulz

ILSUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU MEU FILHU!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 850 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: